Universidade Federal de São Carlos

Rodovia Washington Luis, Km 235.

São Carlos - SP

Departamento de Letras

Programa de Pós-Graduação em Linguístiíca

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - UFMT

 

  • Facebook
  • Instagram
Captura_de_Tela_2019-06-23_às_09.23.12.p
Captura_de_Tela_2019-06-24_às_08.27.02.p
3.jpg

Edição de 1955

O Seminário Internacional de Estudos em Linguística Popular – SIELiPop e o I  Instituto de Análise Caipira do Discurso – IACaDis além de homenagear Amadeu Amaral, o nosso maior linguista popular, pelo centenário de publicação do seu livro O Dialeto Caipira, engendrará discussões com base  em quatro grandes eixos: a) História e epistemologia da linguística popular; b) Representações sobre língua, linguagem, gramáticas e dicionários c) Práticas de pesquisa e pedagógicas de linguística popular e d) Política de línguas.

O evento, inédito no contexto acadêmico brasileiro e internacional, com o apoio do Departamento de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Linguística, do Instituto de Línguas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSCar, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFMT, da CAPES, da FAPESP e da Editora Pontes, será realizado na UFSCAr, em São Carlos – SP, no período de 12 a 14 de março de 2020. Para além das mesas redondas e dos minicursos, fundamentados nos quatro eixos descritos acima, o SIELIPop com a participação de renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros, contemplará a apresentação de comunicações coordenadas, individuais e painéis.

Objetivos específicos:

  1. Ampliar o debate acerca da pertinência epistemológica e a relevância social da incorporação dos saberes leigos aos saberes científicos sobre a língua;

  2. Implementar um espaço de diálogo efetivo, não-dicotômico, anti-eliminativo entre os linguistas e não linguistas acerca dos saberes sobre a língua;

  3. Criar uma rede colaborativa de pesquisa suprainstitucional e supranacional, envolvendo pesquisadores falantes do português brasileiro, do espanhol e do francês sobre linguística popular, no âmbito dos seus quatro eixos de atuação.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now